Eric D’Amico

A importância do relacionamento com o cliente para a fidelização da sua marca

Diferentemente do que muitos pensam, o conceito de relacionamento com o cliente ultrapassa a ideia parca de que empresas devem investir em uma boa relação com o seu respectivo público. Derivado do marketing, essa concepção expressa, na realidade, o caráter permanente no que diz respeito à conexão entre uma organização e seus consumidores, considerando, ainda, toda e qualquer interação, somando-as para melhor atender seus clientes. 

Nesse sentido, investir em uma boa gestão deste conceito não é somente mais um diferencial, mas sim uma necessidade se a sua empresa pretende destacar-se no mercado de trabalho. Aqui, a fidelização do cliente é o grande objetivo para que, desta forma, este se torne um verdadeiro defensor da marca e para que o vínculo empresa/cliente seja de longo prazo, agregando maior valor e credibilidade ao negócio.

Para tanto, utiliza-se um software inteligente que armazena todos os dados da base de clientes. Trata-se de uma estratégia denominada sistema de CRM (Customer Relationship Management) capaz de, inclusive, preservar informações de comportamentos e de hábitos destes consumidores. Sendo assim, a empresa conseguirá melhor compreender, filtrar e preservar o seu público.

O conceito consegue, ainda, aumentar a fidelização da sua empresa. De uma forma breve, podemos considerar que se trata da impressão deixada pela sua marca no cliente. Diante disso, é possível determinar as 3 bases da Customer Experience Management como: 

  1. Conhecer seu cliente;
  2. Conceber uma estratégia ideal para Customer Experience;
  3. Mensurar a satisfação do cliente. 

Ademais, sabe-se que o incentivo à fidelização do cliente traz consigo, por conseguinte, o aumento considerável da receita. Isso porque haverá um crescimento da taxa de retenção, levando a um aumento significativo do lucro. Ou seja, o relacionamento com o cliente tem um impacto direto no faturamento da organização, uma vez que os consumidores são “impulsionados” a verdadeiros promotores da marca, comprando mais e divulgando o valor da sua empresa a outros indivíduos.

O primeiro passo para investir em um bom relacionamento com o seu cliente é realmente compreendê-lo para que, dessa forma, consiga atender às suas respectivas demandas. Para tal, é fundamental que se faça uma pesquisa minuciosa para identificar o perfil do seu público, como seus gostos, necessidades, traços de personalidade, atividades diárias, dentre outros diversos. Cabe aqui, naturalmente, uma pesquisa de satisfação para melhor alinhamento de retorno e de expectativas.  

De acordo com o infracommerce, a jornada do cliente começa quando o seu nicho de mercado descobre um determinado problema. Esse processo envolve os estágios de busca por soluções e da compra, incluindo, também, o momento de fidelização da marca. O próximo passo seria o ciclo de vida do cliente, que consiste em uma metodologia responsável por cobrir todos os passos do relacionamento entre a empresa e o consumidor (segmentação, aquisição, rentabilização, retenção e recuperação).

Por fim, os touchpoints, que nada mais são do que os pontos de contato de interação. Quanto a este fator, é importante destacar como investir nas mais variadas formas de comunicação é uma das mais importantes estratégias para alcançar e atrair mais pessoas para o seu negócio e trazer maior satisfação ao seu cliente.

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