Diferentemente do que muitos pensam, o conceito de relacionamento com o cliente ultrapassa a ideia parca de que empresas devem investir em uma boa relação com o seu respectivo público. Derivado do marketing, essa concepção expressa, na realidade, o caráter permanente no que diz respeito à conexão entre uma organização e seus consumidores, considerando, ainda, toda e qualquer interação, somando-as para melhor atender seus clientes.
Nesse sentido, investir em uma boa gestão deste conceito não é somente mais um diferencial, mas sim uma necessidade se a sua empresa pretende destacar-se no mercado de trabalho. Aqui, a fidelização do cliente é o grande objetivo para que, desta forma, este se torne um verdadeiro defensor da marca e para que o vínculo empresa/cliente seja de longo prazo, agregando maior valor e credibilidade ao negócio.
Para tanto, utiliza-se um software inteligente que armazena todos os dados da base de clientes. Trata-se de uma estratégia denominada sistema de CRM (Customer Relationship Management) capaz de, inclusive, preservar informações de comportamentos e de hábitos destes consumidores. Sendo assim, a empresa conseguirá melhor compreender, filtrar e preservar o seu público.
O conceito consegue, ainda, aumentar a fidelização da sua empresa. De uma forma breve, podemos considerar que se trata da impressão deixada pela sua marca no cliente. Diante disso, é possível determinar as 3 bases da Customer Experience Management como:
Ademais, sabe-se que o incentivo à fidelização do cliente traz consigo, por conseguinte, o aumento considerável da receita. Isso porque haverá um crescimento da taxa de retenção, levando a um aumento significativo do lucro. Ou seja, o relacionamento com o cliente tem um impacto direto no faturamento da organização, uma vez que os consumidores são “impulsionados” a verdadeiros promotores da marca, comprando mais e divulgando o valor da sua empresa a outros indivíduos.
O primeiro passo para investir em um bom relacionamento com o seu cliente é realmente compreendê-lo para que, dessa forma, consiga atender às suas respectivas demandas. Para tal, é fundamental que se faça uma pesquisa minuciosa para identificar o perfil do seu público, como seus gostos, necessidades, traços de personalidade, atividades diárias, dentre outros diversos. Cabe aqui, naturalmente, uma pesquisa de satisfação para melhor alinhamento de retorno e de expectativas.
De acordo com o infracommerce, a jornada do cliente começa quando o seu nicho de mercado descobre um determinado problema. Esse processo envolve os estágios de busca por soluções e da compra, incluindo, também, o momento de fidelização da marca. O próximo passo seria o ciclo de vida do cliente, que consiste em uma metodologia responsável por cobrir todos os passos do relacionamento entre a empresa e o consumidor (segmentação, aquisição, rentabilização, retenção e recuperação).
Por fim, os touchpoints, que nada mais são do que os pontos de contato de interação. Quanto a este fator, é importante destacar como investir nas mais variadas formas de comunicação é uma das mais importantes estratégias para alcançar e atrair mais pessoas para o seu negócio e trazer maior satisfação ao seu cliente.
Você conhece a forma mais inovadora para aprimorar o seu atendimento e trazer mais valor e credibilidade à sua empresa? Confira as nossas soluções e entenda como a Gennex pode revolucionar o seu negócio!
MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |