Big Data – gerando insights para sua empresa

Big Data pode ser definido como um conjunto complexo e volumoso de dados variados e com velocidade cada vez maior. Esses dados são informações de servidores de empresas que podem ser acessados remotamente e possuem ligações entre si. É disponível na rede mundial de computadores, como o Youtube, que disponibiliza diversos vídeos para os usuários acessarem.

Big Data pode ser definido como um conjunto complexo e volumoso de dados variados e com velocidade cada vez maior. Esses dados são informações de servidores de empresas que podem ser acessados remotamente e possuem ligações entre si. É disponível na rede mundial de computadores, como o Youtube, que disponibiliza diversos vídeos para os usuários acessarem.

Além de ser uma ferramenta de volume de dados, o big data também é uma ferramenta de análise, pois coleta informações de um alto volume de dados e dá significado a eles. Ou seja, consegue extrair, organizar e interpretar os dados e, assim, é capaz de gerar insights para as estratégias da sua empresa. 

Podemos classificar o Big Data em 3 V’s:

  • Volume

Os inúmeros dados geram grande volume de informações, o que influencia no armazenamento e na análise destes, principalmente.

Com a constante expansão dos servidores, os dados são armazenados mais facilmente, ainda mais com a possibilidade de guardá-los na nuvem.

Já a análise acaba sendo mais simples com o uso de ferramentas próprias para o Big Data.

  • Velocidade

Os dados são recebidos, armazenados e baixados em uma taxa alta de velocidade e o gerenciamento dessas informações acontecem em tempo real.

  • Variedade

Existem diversos tipos de dados disponíveis. Eles aparecem de todas as formas, cores e tamanhos. Podem ser planilhas, textos, vídeos e imagens. E cada uma delas é analisada e armazenada.

O volume alto de informações geradas todos os dias passou a ser visto como uma fonte de ideias estratégicas, de modo que proporcionam soluções, ajudando as empresas a encontrarem oportunidades e se direcionarem em suas atividades.

O Big Data pode ser aplicada em diversos setores:

Marketing

Dentro do Marketing, a coleta de dados pode ser usada para avaliar o comportamento dos usuários, possibilitando uma previsão de suas respostas e reações, otimizando e direcionando as mensagens.

Além disso, direciona as recomendações de acordo com os gostos e pesquisas do público.

Logística

A definição de rotas pode ser melhor e mais assertiva a partir da análise de dados, otimizando o transporte e administrando os possíveis riscos.

Saúde

O histórico e monitoramento de dados permite até a previsão de doenças em pessoas.

Detectar fraudes

Sinais não comuns em uma operação financeira, por exemplo, são facilmente detectados, devido a constante análise de diversos dados, gerando um alerta para a empresa, permitindo a resolução imediata.

Preço

Esse sistema pode analisar a concorrência e o público alvo no contexto socioeconômico e modificar os preços quando for conveniente.

Assistentes virtuais/Chatbots

Os dados de interação com o usuário são coletados e analisados, gerando resultado capaz de dialogar e interagir espontaneamente com os clientes.

Manutenção preditiva

A empresa é capaz de resolver problemas antes da máquina apresentá-los.

Agora que você já entendeu como o Big Data é importante para os processos da sua empresa, acesse nossas soluções e saiba como a Gennex pode te ajudar a otimizar suas tarefas.