Big Data pode ser definido como um conjunto complexo e volumoso de dados variados e com velocidade cada vez maior. Esses dados são informações de servidores de empresas que podem ser acessados remotamente e possuem ligações entre si. É disponível na rede mundial de computadores, como o Youtube, que disponibiliza diversos vídeos para os usuários acessarem.
Big Data pode ser definido como um conjunto complexo e volumoso de dados variados e com velocidade cada vez maior. Esses dados são informações de servidores de empresas que podem ser acessados remotamente e possuem ligações entre si. É disponível na rede mundial de computadores, como o Youtube, que disponibiliza diversos vídeos para os usuários acessarem.
Além de ser uma ferramenta de volume de dados, o big data também é uma ferramenta de análise, pois coleta informações de um alto volume de dados e dá significado a eles. Ou seja, consegue extrair, organizar e interpretar os dados e, assim, é capaz de gerar insights para as estratégias da sua empresa.
Podemos classificar o Big Data em 3 V’s:
Os inúmeros dados geram grande volume de informações, o que influencia no armazenamento e na análise destes, principalmente.
Com a constante expansão dos servidores, os dados são armazenados mais facilmente, ainda mais com a possibilidade de guardá-los na nuvem.
Já a análise acaba sendo mais simples com o uso de ferramentas próprias para o Big Data.
Os dados são recebidos, armazenados e baixados em uma taxa alta de velocidade e o gerenciamento dessas informações acontecem em tempo real.
Existem diversos tipos de dados disponíveis. Eles aparecem de todas as formas, cores e tamanhos. Podem ser planilhas, textos, vídeos e imagens. E cada uma delas é analisada e armazenada.
O volume alto de informações geradas todos os dias passou a ser visto como uma fonte de ideias estratégicas, de modo que proporcionam soluções, ajudando as empresas a encontrarem oportunidades e se direcionarem em suas atividades.
O Big Data pode ser aplicada em diversos setores:
Marketing
Dentro do Marketing, a coleta de dados pode ser usada para avaliar o comportamento dos usuários, possibilitando uma previsão de suas respostas e reações, otimizando e direcionando as mensagens.
Além disso, direciona as recomendações de acordo com os gostos e pesquisas do público.
Logística
A definição de rotas pode ser melhor e mais assertiva a partir da análise de dados, otimizando o transporte e administrando os possíveis riscos.
Saúde
O histórico e monitoramento de dados permite até a previsão de doenças em pessoas.
Detectar fraudes
Sinais não comuns em uma operação financeira, por exemplo, são facilmente detectados, devido a constante análise de diversos dados, gerando um alerta para a empresa, permitindo a resolução imediata.
Preço
Esse sistema pode analisar a concorrência e o público alvo no contexto socioeconômico e modificar os preços quando for conveniente.
Assistentes virtuais/Chatbots
Os dados de interação com o usuário são coletados e analisados, gerando resultado capaz de dialogar e interagir espontaneamente com os clientes.
Manutenção preditiva
A empresa é capaz de resolver problemas antes da máquina apresentá-los.
Agora que você já entendeu como o Big Data é importante para os processos da sua empresa, acesse nossas soluções e saiba como a Gennex pode te ajudar a otimizar suas tarefas.
Somos uma empresa de tecnologia 100% brasileira, especializada em Business Performance, que tem como objetivo transformar negócios, percepções e experiências a partir da IA – Inteligência Artificial aplicada a relações de atendimento e consumo.
ALAMEDA SANTOS, 1893/1909 – 8° ANDAR – CONJ. 82 – CERQUEIRA CÉSAR
CEP: 01419-002
Receba nossas novidades
Gennex Software © 2023 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 10.141.065/0001-00