Bots são capazes de reconhecer Fake News

Há pouco tempo, entramos em época de eleição e as fake news, ou notícias falsas, aumentaram incessantemente. A presença de boatos no dia a dia não é novidade, mas é perigosa, pois pode influenciar decisões importantes, como nesse caso, na escolha de líderes do país.

Fake news definem os boatos espalhados pela internet, surgidos a partir da cultura da comunicação inventada ou mal interpretada entre a população – o que de certa forma é normal -. Elas estão cada vez mais presentes em nossas redes sociais e as recebemos a todo momento, o que se complica ao definir o que é real e o que não é. E é, então, nesse cenário, que são inseridos os bots.

Existem bots feitos de forma ilegítima para disparar fake news, geralmente perfis falsos em redes sociais para divulgar a notícia de forma rápida. Porém, felizmente, existem empresas confiáveis que criam bots justamente para esclarecer as mensagens falsas, identificando o real do boato. O chamado Fact Checking – checagem de fatos – analisa as informações e classifica de acordo com a veracidade. Já diversas organizações do mundo todo têm utilizado bots para esse fim, sendo o Brasil o país que mais trabalha com essas ferramentas.

O período eleitoral, por exemplo, traz um desafio maior para os verificadores e, como solução, o Núcleo de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo implementou o chamado BotPonto, que identifica possíveis fake news nos vídeos colocados no YouTube. Ele é responsável por rastrear palavras chaves, ajudando os jornalistas a identificar conteúdos falsos e verdadeiros sobre as eleições de forma mais rápida e certa.

É certo de que fake news estão sendo espalhadas por aí e são capazes de influenciar a opinião das pessoas, interferindo em resultados importantes, mas com a tecnologia dos bots, muitas notícias podem ser esclarecidas, dando ao leitor a possibilidade de conhecer a verdade, entendendo os meios explorados por cada mídia ou jornalista.

O que achou da notícia? Acesse nossos serviços e saiba como os bots podem ajudar em seus negócios!