Eric D’Amico

Saiba como monitorar o engajamento do seu cliente com o DAU, WAU e MAU

Uma empresa de sucesso é uma empresa que se atenta aos mínimos detalhes. Para tanto, é fundamental saber com qual frequência o seu público está se envolvendo com as suas soluções e se você está ou não conseguindo atender às suas respectivas necessidades.

Nesse sentido, as métricas de engajamento DAU (Usuários Ativos Diários), WAU (Usuários Ativos Semanais) e MAU (Usuários Ativos Mensais) são três importantes medidas as quais demonstram, respectivamente, o envolvimento dos seus usuários diária, semanal e mensalmente com o seu negócio. Aqui, o primeiro passo é definir qual é o seu público ativo para, posteriormente, analisar o seu Customer Success e Experience. 

Quanto a isso, é fundamental compreender que o engajamento não possui uma forma fixa, ou seja, é uma métrica com um conceito diferente para cada empresa. Há, no entanto, um ponto compatível a todas: para um bom engajamento, o cliente precisa, necessariamente, reconhecer o valor das soluções do negócio. Sendo assim, a sua interação com os serviços/produtos oferecidos será extremamente relevante, tornando-se este, portanto, um usuário ativo

O DAU costuma ser utilizado por empresas em que o engajamento do público é diário, como as redes sociais. O WAU, por sua vez, é direcionado àqueles que oferecem um produto cuja interação ocorre, pelo menos, uma vez por semana, como os softwares de análises. Já o MAU monitora um envolvimento mais espaçado, sendo o caso de aplicativos de recarga de celular, por exemplo.  

Ao contrário do que muitos pensam, há uma diferença relevante entre a KPI (Key Performance Indicator) e uma métrica. Enquanto a primeira se enquadra como um conjunto de indicadores fundamentais para a sua empresa, a segunda representa determinado fator a ser medido. Todavia, é importante destacar que uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance, e é justamente nesse sentido que controlar o engajamento pode ser um KPI transformador para o seu negócio.

         As métricas DAU, WAU e MAU permitem que a sua empresa monitore todo o percurso de seus produtos e operações. Logo, será possível compreender o verdadeiro engajamento de seus clientes e identificar e mensurar os reais problemas e oportunidades para o crescimento do seu negócio.

Esse monitoramento pode ser realizado de uma forma simples, naturalmente. No entanto, muitas organizações cometem um erro que impossibilita completamente o sucesso dessa ferramenta tão importante: não definir (ou definir erroneamente) o que será mensurado, bem como o motivo dessa ação. É por isso que o planejamento dessas métricas é fundamental para que os resultados realmente tenham valor. 

Além disso, o monitoramento também se destaca pela sua qualidade de acompanhar e aprimorar a receita, a retenção e as indicações da empresa, conferindo a esta maior oportunidade de destaque no mercado. Mas como? Ora, se uma organização possui um público engajado, será, decerto, beneficiada com um maior número de vendas e com maior fidelização de sua marca. Afinal, clientes satisfeitos certamente irão permanecer com você por um tempo considerável.

Você deve ter percebido a importância de monitorar o engajamento de seus clientes e como essas métricas podem ser um indicador transformador para a sua empresa no que tange o monitoramento e o diagnóstico de problemas, de oportunidades e da performance do seu negócio. 

Engajamento é sinônimo de sucesso. Sucesso é sinônimo de Gennex. Seja engajado; seja Gennex.

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