O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial que foi desenvolvida pela OpenAI, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a criar inteligências artificiais para a humanidade. O chat é baseado na arquitetura GPT-3.5 que é capaz de produzir textos naturalmente fluidos e coerentes, além de realizar conversas com usuários em tempo real.

O funcionamento é desenvolvido através do aprendizado de máquina, onde ele é treinado com milhões de exemplos de textos para poder prever as próximas palavras ou frases que serão escritas, e assim produzir respostas adequadas às perguntas dos usuários.

Os pontos positivos do ChatGPT são muitos. Ele é capaz de gerar textos com alta qualidade, velocidade e eficiência, e sua tecnologia de aprendizado de máquina permite que ele se adapte a novas informações com facilidade. Ele também é uma ferramenta útil para pessoas que precisam escrever textos com frequência, como jornalistas, redatores, e profissionais de marketing, e auxiliar programadores na hora de desenvolver algum código. 

Também pode ser usado para ajudar as empresas a melhorarem seu atendimento ao cliente, automatizando perguntas frequentes e tornando a interação com clientes mais eficiente. É menos comum, mas também é usado para ajudar pessoas com deficiência visual ou auditiva a se comunicarem mais facilmente, além de auxiliar na educação e no aprendizado de línguas estrangeiras.

Porém, como qualquer tecnologia, o ChatGPT também possui alguns pontos negativos. Ele pode produzir respostas imprecisas ou inadequadas em determinadas situações, especialmente se não estiver bem treinado ou se os dados de treinamento forem enviesados. Além disso, pode ser utilizado para gerar textos enganosos ou perigosos, como notícias falsas ou mensagens de ódio.

Recentemente, a Itália baniu o Chat GPT devido a preocupações com o seu potencial para divulgar notícias falsas e informações prejudiciais. O governo italiano acredita que a tecnologia poderia ser usada para disseminar informações enganosas que poderiam prejudicar a saúde pública, já que a plataforma não apresenta nenhuma barreira para os menores de 13 anos. Também, com a parte paga do site, dados de alguns usuários acabaram vazando por um período de tempo no dia 20 de março, ficaram expostos dados como nome, email, histórico de comandos e o cartão de crédito usado na assinatura do plano. Esse foi o limite para a Itália, que decidiu suspender o chat até que haja uma regulamentação sobre o uso de inteligências artificiais.

A repercussão da proibição foi ampla, e muitas pessoas se perguntaram se outras nações seguiriam o exemplo da Itália. Embora o ChatGPT continue sendo amplamente utilizado em todo o mundo, é possível que outras restrições ou regulações possam ser impostas no futuro para garantir que a tecnologia seja utilizada de maneira responsável e segura. 

Na Gennex, nos preocupamos com a segurança de dados, e temos como prioridade garantir a utilização responsável da tecnologia.