Logo Gennex

Eric D’Amico

O que falta para você adotar o Cloud Computing no seu negócio?

A computação em nuvem ou cloud computing é uma tecnologia na qual é permitido o acesso a softwares, armazenamento de arquivos – seja eles documentos, músicas, jogos, fotos e entre outros – e processamento de dados. Dessa forma, é uma alternativa que facilita o acesso a dados importantes de qualquer computador ou celular, em qualquer lugar e a qualquer instante, sem precisar investir em equipamentos.

Mas agora você deve estar se perguntando: Isso funciona? Será que é seguro?

É comum, a partir de uma nova tecnologia, existir um receio em colocar suas informações, porém, a verdade é que a computação em nuvem, além de ser muito mais barata, também possui outros benefícios.

Portanto, para melhor compreensão, neste artigo iremos abordar sobre as vantagens e os tipos de computação em nuvem.

Vantagens da Computação em Nuvem

Como já citamos, a computação em nuvem tem como objetivo principal solucionar questões relacionadas a armazenamento e compartilhamento de informações e, por conta disso, muitas pessoas e empresas têm adotado a tecnologia por conta das suas vantagens, sendo algumas delas:

  1. Redução de custo

A redução de custos é uma das principais vantagens da Computação em Nuvem, pois você só paga pelo serviço o que irá usar. Sendo assim, não há necessidade de fazer um grande investimento em estruturas físicas, por exemplo, e é possível ter uma maior flexibilidade.

  1. Flexibilidade

É possível que o usuário escale a sua aplicação ou serviço de acordo com as suas demandas, ou seja, se necessário, o usuário pode contratar outros planos com mais ou menos recursos. Assim, ele configura da maneira mais adequada para o seu uso.

  1. Segurança

Os provedores oferecem um conjunto de políticas e controles que mantêm os dados protegidos contra possíveis ameaças.  Sendo assim, há controles de segurança, alerta de possíveis invasores, detecta incidentes ocorridos e entre outros pontos.

  1. Confiabilidade

Além de ser seguro, a computação em nuvem garante a recuperação de informações armazenadas com o backup de dados, prevenindo com que essas sejam perdidas

Tipos de computação em nuvem

Por conta da sua flexibilidade de uso, existem diversos modelos de computação em nuvem. Por isso, é necessário que a sua empresa saiba qual o mais adequado de acordo com as necessidades, sendo esses:

  • Nuvem privada

Os recursos da nuvem privada são reservados a um único usuário, portanto, toda a infraestrutura de servidores, por exemplo, será utilizada de maneira exclusiva pelo cliente contratante. Com isso, o sistema se torna mais seguro, o que garante que informações confidenciais não sejam acessadas por terceiros.

  • Nuvem pública

Nesse caso, toda a infraestrutura do fornecedor é compartilhada por todos os usuários. Por um lado, os custos serão mais baixos, mas, por outro, é fornecido um nível menor de segurança e flexibilidade.

  • Nuvem híbrida

A nuvem híbrida une os recursos da nuvem pública e privada. Desse modo, suas informações mais sensíveis ficam hospedadas em nuvem privada, enquanto os documentos e softwares menos relevantes continuam em nuvem pública. Portanto, é garantido para as empresas um controle maior dos seus dados privados e compartilhando apenas informações necessárias.

As empresas que prestam serviços de Cloud Computing são avaliadas pela capacidade de manter os dados seguros e conseguir administrar falhas e ataques. Dessa forma, para oferecer o máximo de benefícios que o sistema tem a oferecer, é importante procurar fornecedores de qualidade e que garantam o suporte técnico aos seus clientes.

Portanto, é um fato que a tecnologia tem revelado cada vez mais novas soluções que colaboram com o aumento da produtividade das empresas e garantindo a autonomia e bom serviço dessas.

E aí, o que falta para você adotar o cloud computing no seu negócio? 

Fale conosco

Veja também

Sobre

MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru