Eric D’Amico

Você sabe o que são os bots? Entenda como usá-los a seu favor

O termo “bot” é uma redução da palavra “robot” (robô em inglês) e tem como finalidade a automatização dos processos dentro de uma empresa. Diante de uma realidade cada vez mais tecnológica e conectada, torna-se imprescindível investir em sistemas capazes de aperfeiçoar e de agilizar os diferentes segmentos das organizações. Nesse sentido, os bots atuam em prol do crescimento do negócio, elevando-o a uma posição consideravelmente mais competitiva no mercado de trabalho. 

Dentre suas diversas contribuições, o software pode atuar em funções mais simples antes realizadas por um ou mais colaboradores. Dessa forma, permite que essas pessoas se dediquem a atividades mais estratégicas. Seu caráter digital confere à empresa, ainda, maior agilidade na realização dessas tarefas, promovendo maior produtividade e eficiência. 

Um dos principais destaques dos bots, atualmente, encontra-se nos bate-papos. Aqui, o sistema conversa com os clientes, com base no Processamento de Linguagem Natural (PLN), visando sanar todas as suas dúvidas e orientá-los da melhor forma possível. Por serem robôs, além de agirem mais rapidamente, estão disponíveis em período integral. Este fator, por sua vez, oferece uma redução de custo significativa e abrange ainda mais o perfil de clientes.

Ademais, os bots também podem atuar com vendas de produtos. A partir do sistema Costumer Relationship Management (CRM), os robôs têm acesso às compras realizadas pelo cliente e, por meio de uma estratégia de marketing, mostra a ele um produto similar, ou até mesmo um lançamento, motivando-o, portanto, a uma melhor decisão de compra. 

Espaços também beneficiados pelo software são as redes sociais. No Facebook, por exemplo, os bots podem atuar no marketing do negócio, enviando mensagens instantâneas sobre a marca. Da mesma forma, podem orientar os clientes pelo bate-papo Messenger, fortalecendo a relação da empresa com o público e provendo maior credibilidade ao negócio.

Outra importante função do software está na organização de links e hiperlinks. Embora a sua empresa não consiga nesse caso controlar os bots, existe a possibilidade de investir em seu site para que este esteja de acordo com as “regras” seguidas pelos robôs. Dessa forma, quando o internauta realizar uma determinada pesquisa, seu negócio terá maior visibilidade na busca. 

Sabe-se que, nas últimas duas décadas, as formas de compras e vendas não são mais as mesmas. Foi-se o tempo em que as ligações não solicitadas, o telemarketing e, até certo ponto, a publicidade em massa comandavam essas áreas. Isso em função dos constantes avanços tecnológicos, certamente, mas muito, também, devido ao novo perfil dos consumidores modernos: agora, as pessoas esperam respostas rápidas, personalizadas e até mesmo individualizadas por meio dos bots ao vivo. E é justamente aí que os robôs brilham.

O atual contexto de crise sanitária e humanitária pela qual o mundo está passando, devido ao novo coronavírus, foi e está sendo marcado por inúmeras mudanças e adaptações. Aqui, o software proporcionou, para os adotantes, retornos impressionantes em meio a este cenário caótico, permitindo o ressurgimento de empresas com novos caminhos que aceleraram o atendimento das necessidades do cliente, flexibilizando sua jornada de relacionamento e melhorando consideravelmente a experiência do usuário.

Em 2020, grandes executivos do Banco do Brasil, da Magazine Luíza e da Vivo, que participaram do Super Bots Experience 2020 , relataram prejuízos significativos. A necessidade de investir nas novas tecnologias, migrando grande parte de seus espaços presenciais para espaços virtuais, levou-os à maior adesão de bots: uma mudança que veio para ficar. Você vai ficar para trás?

Fale conosco

Veja também

Sobre

MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru