Logo Gennex

Eric D’Amico

Trabalho remoto é o novo normal?

Durante a pandemia do COVID-19, mudanças tiveram que ser feitas às pressas o que, por consequência, fizeram com que nos adaptássemos a uma realidade nova e inesperada. Uma dessas mudanças que se popularizou foi o trabalho remoto.  

Como já sabemos, o avanço da tecnologia é algo presente no nosso cotidiano, nos permitindo a realizar tarefas com maior praticidade e agilidade e, nesse sentido, com o trabalho remoto não foi diferente.

De início, a ideia sobre precisar trabalhar em casa era assustadora – de primeiro momento, conciliar a rotina sem um espaço próprio para trabalhar era apenas uma das tantas questões que dificultavam esse processo -. Entretanto, com o passar do tempo, as empresas e seus colaboradores notaram que essa pode ser sim uma opção viável e favorável para ambos.

O que é trabalho remoto?

Por conta do isolamento social, o trabalho remoto (ou home office) se popularizou. Ou seja, o que antes era uma medida essencial para a saúde de todos, agora se tornou uma opção que muitas empresas continuam adotando.

Segundo a análise do Ipea, foi apontado que 7,3 milhões de pessoas trabalharam de forma remota no Brasil, de maio a novembro de 2020. Enquanto algumas empresas anunciaram que irão manter o formato mesmo pós pandemia, como o Twitter.

É comum, portanto, hoje em dia vermos empresas presenteando seus colaboradores com equipamentos que tornam o home office mais produtivo. Teclado, mouse, notebooks e até mesmo alguns “mimos” como cadernos, canecas, canetas são itens comuns e fazem a diferença.

Por outro lado, para aqueles que preferem o meio termo, também há o formato “híbrido”, em que você tem a chance de ir presencialmente no escritório algumas vezes por semana.

Quais são as vantagens?

Confira algumas vantagens de ter a experiência do trabalho remoto e avalie se vale a pena colocar esse sistema em prática.

  1. Horários flexíveis
  2. Economia
  3. Conforto

Desse modo, não precisar se deslocar para o trabalho nos faz ganhar tempo que pode ser usado para investir em melhorar a qualidade de vida com atividades físicas e treinamentos, por exemplo. E, além de tempo, também é possível poupar gastos e estresse com o transporte.

Para isso, a gestão deve estar alinhada com seus funcionários para que eventuais problemas sejam evitados. Portanto, é interessante que seja estimulado treinamentos online, uma infraestrutura adequada, softwares que facilitem o trabalho.

Cinco dicas para melhorar a sua produtividade

Se você já trabalha em home office, mas quer melhorar o seu desempenho, aqui vão cinco dicas que você poderá usar:

  • Tirar pausas de 15 minutos;

Ficar sentado o dia inteiro em frente ao computador pode não ser tão produtivo quanto dizem. Para manter o ritmo, tire pausas de pelo menos quinze minutos para descansar e, depois, voltar para o trabalho com mais ânimo.

  • Evitar redes sociais;

Distrações são recorrentes, isso é fato. Desse modo, é necessário abrir mão de certas coisas que podem te distrair, como as abrir as redes sociais. Deixe aqueles cinco minutinhos para quando for fazer uma pausa!

  • Não ficar de pijama o dia inteiro;

Eu sei, eu sei. Quando estamos em casa, queremos ficar o mais confortável possível. Mas, convenhamos, é necessário criar e seguir uma rotina. Ficar de pijama o dia inteiro incentiva o relaxamento, portanto, para ativar nossa produtividade, colocar roupas como se você estivesse indo ao escritório é um ponto que pode mudar o seu dia.

  • Seja disciplinado;

Siga os horários designados! Às vezes, por estar fora do escritório da empresa, é possível que você acabe ultrapassando o seu horário de expediente, por exemplo. E isso pode ser um problema para a sua saúde mental. Tenha, também, cuidado com o excesso de trabalho. Portanto, lembre sempre de respeitar os seus limites.

O home office é uma tendência em diversas empresas, independente do setor. Se adaptar a essa nova realidade o quanto antes pode ser um diferencial para a sua empresa ou até mesmo para você como colaborador.

E você, acha que o trabalho remoto substitui o presencial?

Fale conosco

Veja também

Sobre

MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru