Eric D’Amico

Voicebots: a voz do futuro

Os voicebots se enquadram como um dos meios de interação automática com maior cadência na atualidade. Baseado em Inteligência Artificial, a tecnologia é capaz de interagir diretamente com o usuário como uma espécie de assistente de comunicação. Aqui, surge a ideia de investir em máquinas aptas a não somente compreender o que lhes é dito, mas também a responder de forma inteligente. 

Sabe-se, decerto, que embora sejam inúmeros os benefícios que os bots trazem a uma organização, muitas vezes não são programados corretamente no que diz respeito à aproximação com o cliente. Isso porque o atendimento automático pode causar no indivíduo, quando realizado de forma “engessada”, uma sensação de ser apenas mais um número. E é aí que está a importância de investir em uma empresa capaz de proporcionar soluções eficientes e humanizadas

Os robôs, nesse sentido, são excelentes alternativas se você deseja agilizar todo o seu sistema mantendo os laços com os consumidores. Afinal, a saúde do negócio depende, impreterivelmente, de bons relacionamentos com o seu respectivo público. À vista disso, é importante investir em gravações com um perfil capaz de oferecer ao usuário uma experiência mais próxima do humano possível. Aí, cabe distanciar-se de tudo o que puder causar a impressão da pessoa estar conversando com uma máquina, inclusive a própria voz de robô.

Além de serem aptas a fornecer ao cliente um atendimento humanizado, os voicebots conseguem entregar um serviço significativamente mais ágil e eficiente. Pense bem: ao invés do cliente passar pelo processo – quase sempre demorado – de ligar para uma determinada empresa e aguardar pelo atendimento de um colaborador, os robôs podem perfeitamente solucionar as suas dúvidas de uma forma quase imediata. 

Quem investe nos voicebots como soluções para a sua empresa conta, ainda, com a vantagem econômica e de produtividade. Nesse sentido, é possível reorganizar o grupo do atendimento visando direcionar questões mais simples e recorrentes aos robôs, permitindo, portanto, que os colaboradores se ocupem com assuntos mais específicos. 

Posto isto, não será necessário aumentar a sua equipe de atendimento, sendo possível, ainda, reestruturá-la, permitindo que parte do grupo se dedique a funções mais complexas. Por serem robôs, podem, ainda, ficar disponíveis para atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Neste caso, quanto maior o fluxo de ligações, maior a relevância deste benefício. 

A verdade é que os voicebots vão além dos seus inúmeros benefícios: a tecnologia é o presente e o futuro da sociedade. Hoje em dia, as pessoas não têm mais paciência para situações que demandam tempo. Quanto mais rápido e eficiente for o seu atendimento, maior será a fidelização da sua marca. E é por isso que não há outra maneira de prosperar no mercado, independentemente do setor em que seu negócio atua, se não investindo em soluções que atendam às expectativas dos consumidores. 

Os voicebots são a voz que a sua empresa precisa. Você vai ficar calado?

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