A importância do Chatbot no atendimento

O que são e quais os objetivos dos Chatbots?

Em primeiro lugar, os chatbots fazem parte de um grupo de avanços da tecnologia que está transformando por completo as relações entre as empresas e seus clientes. 

Trata-se de um produto ideal àqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho, ora devido à constante evolução tecnológica, – a qual coage, de certo, as grandes organizações a aderi-las – ora devido aos seus benefícios. 

Um dos principais objetivos das grandes empresas não é apenas atender às demandas dos usuários, mas superá-las. Isso porque a satisfação do cliente é a chave principal para a fidelização da sua marca e, assim, para o seu crescimento e para o aumento da sua receita.

Benefícios do Chatbots

Nesse sentido, os chatbots são capazes de impulsionar o seu negócio a partir do aumento da sua produção. Assim, ele fica disponível para atender seu público 24 horas por dia, 7 dias por semana – da qualificação da experiência dos usuários, da redução dos custos de suporte ao cliente, entre muitos outros. 

Este módulo também confere ao seu modelo de comunicação um caráter automatizado e eficiente. Aqui, os robôs conseguem aprender com as conversas, aprimorar a todo o momento as suas operações e interagir cada vez melhor com os internautas. 

Assim, além do atendimento ao cliente, muitas empresas relatam a importância dos chatbots para a ascensão e expansão dos leads. Dessa forma, os robôs conseguem, quando integrados à equipe de marketing, atrair novos clientes e firmar ainda mais a relação da empresa com os antigos.

Ademais, também são capazes de atuar como vendedores nos processos de compras e, nos casos de abandono de carrinho, podem enviar notificações ao internauta com o objetivo de conduzi-lo a comprar os produtos antes escolhidos. 

Outro benefício do software é a criação de bancos de informações. A este respeito, os robôs conseguem guardar informações coletadas nos bate-papos com os clientes, o que permite, assim, a empresa analisar e utilizar essa ferramenta para possíveis adequações, personalizações e/ou mudanças.

Sucesso dos Chatbots na Pandemia de 2020

Segundo o Mobile Time houve um aumento de quase 100% na quantidade de robôs de conversação em atividade no Brasil no período de um ano. Dessa forma, confere-se grande parte deste crescimento à crise sanitária e humanitária decorrente do novo Corona vírus. 

A pandemia trouxe consigo a carência de diversas adaptações, dentre as quais destaca-se a de digitalizar os processos das organizações. Esta, por sua vez, não se trata de uma mudança efêmera, mas sim da realidade dos negócios que desejam prosperar.

É por isso que os maiores nomes no mercado estão investindo cada vez mais em sistemas que suportam esse novo universo. 

Então, se você chegou até aqui, deve ter percebido como as funções dos chatbots são diversas e como os seus benefícios são múltiplos. Pois, um negócio de sucesso está sempre à frente do seu tempo.

Empresas que não pensam no futuro, somem no passado. Qual é o seu caso?