Logo Gennex

Eric D’Amico

A Inteligência Artificial pode superar a Inteligência Humana?

Junto com o avanço das tecnologias foi gerado o medo de ser substituído por uma máquina.

É comum, por exemplo, filmes que retratam a Inteligência Artificial dominando os humanos, como em Wall-E, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Matrix, entre outros que são de arrepiar – e às vezes até mesmo preocupar. Porém, não é bem assim que as coisas são!

Dessa forma, a tecnologia já tem se mostrado como uma grande aliada para nós. Mas, se restam dúvidas, vamos entender como ela pode ser uma ferramenta essencial.

Para isso, antes de tudo, vamos explicar o que é a Inteligência Artificial.

O que é Inteligência Artificial (IA)

A IA é uma série de tecnologias – cada vez mais avançadas – que trabalham de forma conjunta para permitir que máquinas funcionem e reajam como seres humanos.

Portanto, podemos dizer que o seu grande objetivo é a criação de máquinas inteligentes capazes de mudar, de forma geral, a vida dos indivíduos.

Sendo assim, pense nas tecnologias de reconhecimento facial utilizadas pelo Facebook ou até mesmo no algoritmo da Netflix, por exemplo. Este último, por sua vez, utiliza-se da Inteligência Artificial para sugerir certos conteúdos levando em consideração o histórico da sua conta. Parece simples, não é mesmo? Mas é esse recurso que muda toda a experiência do usuário e que, por consequência, gera uma maior aderência na plataforma.

Outro exemplo que podemos citar são as assistentes virtuais como Alexa, Siri, Cortana, que ajudam em tarefas cotidianas e podem se conectar com outros aparelhos da casa. Algumas das suas funções são: definir alarmes, acender ou apagar as luzes, trancar as portas, fazer chamadas, entre outros.

São muitas as outras atividades baseadas em IA. Se você prestar atenção, a tecnologia está no nosso dia a dia há um tempo, sendo uma ferramenta relevante na nossa rotina.

Mitos sobre a Inteligência Artificial

Como dissemos, a ficção criou uma imagem da IA que – apesar de ser uma ótima forma de entreter – não corresponde com a realidade. Portanto, alguns mitos foram criados e costumam repercutir ao passar do tempo.

Aqui estão alguns deles:

Os empregos serão perdidos por conta da IA?

Você com certeza já deve ter ouvido essa frase, mas, apesar de ser um válido receio, isso não vai acontecer.

Assim como as grandes mudanças que a sociedade já passou, as profissões serão adaptadas.

Desse modo, a IA está aqui para aumentar nossas habilidades, não substituí-las. Ela pode atuar, por exemplo, em atendimentos automatizados, ou seja, os atendentes continuarão com seus empregos, tendo tempo para atividades mais desafiadoras.

A IA irá superar os humanos em tudo?

Mais um mito muito comum nos dias de hoje. Entretanto, nós devemos lembrar que quem programa as Inteligências Artificiais somos nós! Nós quem criamos, construímos e ensinamos, portanto, apesar dela realizar algumas tarefas com mais rapidez, elas dependem das nossas instruções para que funcionem.

Além do mais, existem capacidades cognitivas que apenas os seres humanos são capazes de reproduzir, o raciocínio é uma delas. É possível adaptar nosso vasto conhecimento sobre diversos assuntos, criar ideias novas, construir relações e entre outras ações que apenas humanos são aptos a fazer.

A sua empresa não precisará de IA

Investir nas novas tecnologias é importante para que o seu negócio prospere. Pensando nisso, essas tecnologias garantem uma grande redução de despesas e um aumento no rendimento e na eficácia dos serviços prestados.

Grandes empresas precisam estar sempre atentas às mudanças e às exigências dos clientes. Além de buscar, a todo o momento, opções para atender às demandas e superar as suas expectativas. Investir na Inteligência Artificial pode ser a chave para o seu negócio.

Segundo a PwC, a IA deverá aumentar, até 2030, o PIB global em cerca de 14%. Sabe-se, inclusive, que as empresas mais importantes do mundo buscam investir nessas tecnologias e têm alcançado um sucesso cada vez maior.

Exemplos de aplicações

Sendo assim, aqui serão citadas mais algumas aplicações da IA em diferentes setores.

  • Atendimento ao cliente

Uma das formas de atuação está no atendimento. Por meio de chatbots, a tecnologia ajuda na comunicação do cliente com a empresa, estando à disposição 24 horas por dia.

  • Segurança

A IA pode atuar como mecanismo de segurança tanto no digital quanto em situações reais da rotina.

Na parte digital, um exemplo é o internet banking, onde este pode identificar tentativas e novas formas de ataques em sites com rapidez e criar maneiras de evitar novos casos.

Enquanto no mundo físico, temos as câmeras de trânsito, a fim gerenciar o tráfego e tomar decisões que melhorem o fluxo de veículos nas vias.

  • Saúde

O momento em que ficou mais explícito em como a IA pode atuar na área da saúde, foi durante a pandemia do COVID-19.

A tecnologia ajudou a encontrar focos de contaminação, no auxílio para sanar as dúvidas da população e no combate às notícias falsas.

Dessa forma, o uso da IA pode ser na compreensão de manuais e leis, na criação de agentes e assistentes virtuais, no descobrimento de informações, textos, padrões e tendências, na detecção de fraudes e riscos, na sugestão de créditos, entre outros. 

Por isso, ao contrário do que dizem, a sua atuação não tem como objetivo substituir ou combater os humanos – deixe essa ideia apenas para os filmes de ficção! -.

A IA existe como uma forma de contribuir nas atividades diárias ao otimizar tempo, garantir segurança e eficiência em grandes processos. Além de certificar o progresso do seu negócio. 

Fale conosco

Veja também

Sobre

MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru