O que é Data Driven?
Data Driven significa “orientado a dados”. No mundo dos negócios, é a gestão orientada por dados coletados e analisados. Permite que sua empresa realize planejamentos estratégicos e tome decisões a partir de informações concretas e fontes confiáveis, e não apenas por intuição.
A coleta desses dados é feita a partir de softwares, processos e algoritmos, utilizando a análise computacional e grandes volumes de dados com tecnologias em inteligência artificial e machine learning. Trata-se de dados digitais que podem ser combinados e transformados em informações valiosas a ponto de solucionar problemas, obter insights e direcionar estratégias, garantindo o crescimento do seu negócio e colocando sua empresa à frente do seu concorrente.
A gestão Data Driven otimiza os processos internos da sua empresa, trazendo vantagens competitivas, afinal as soluções de automação e inteligência artificial realizam toda a parte de coleta de dados, tornando o trabalho da sua equipe mais eficiente, permitindo planejar o futuro, prever demandas e traçar estratégias seguras.
O que é Data Driven Marketing?
O Data Driven Marketing é simplesmente o marketing orientado a dados. Trata-se da coleta de dados que trazem vantagem para sua marca dentro do mercado. As informações extraídas estão relacionadas ao perfil comportamental e geográfico dos seus consumidores, permitindo um estudo mais profundo sobre o público-alvo e seus interesses.
O estudo profundo sobre seus potenciais consumidores é essencial para a elaboração de estratégias de marketing mais certeiras e atualização constante sobre as tendências de mercado, aperfeiçoando as soluções e ações de promoção e divulgação da sua marca.
Logo, as vantagens da gestão Data Driven Marketing podem ser resumidas em:
Como aplicar o Data Driven Marketing na minha empresa?
Para sua empresa seguir com a gestão de Data Driven Marketing serão necessárias ferramentas que possuem funcionalidades de automação, machine learning e inteligência artificial, para processar e tratar os dados, gerando relatórios direcionados ao objetivo do marketing. Além de profissionais capazes de realizar a interpretação dessas informações.
Esses dados devem ser qualificados e devidamente tratados para direcionar o todo processo de marketing da sua marca; a criação de personas, a elaboração de conteúdos, o desenvolvimento do seu produto/serviço, o relacionamento com seus clientes, dentre outras atividades.
A análise correta de dados permite previsões de erros e, no mercado disputado, quem erra menos economiza recursos e permanece à frente do concorrente. Permite, também, a identificação de tendências de mercado, o que garante o destaque da sua marca, atraindo seus potenciais consumidores para o que procuram exatamente. E por fim, fideliza seus clientes por sua empresa oferecer a experiência de compra e consumo que procuram.
A tecnologia está cada vez mais presente no mercado e é fundamental acompanhá-la para sua marca conquistar a posição de destaque que merece no mercado.
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