Métricas de sucesso: meça seu engajamento com DAU, WAU, MAU

Uma empresa de sucesso é uma empresa que se atenta aos detalhes. Saber a frequência com que seu público se envolve pode ser um fator crucial para o crescimento do seu negócio. Nesse sentido, neste artigo iremos explicar a importância e como monitorar o engajamento do seu cliente usando as métricas DAU, WAU e MAU.

A importância de monitorar seu engajamento

Você já deve ter ouvido a palavra “engajamento” no seu dia a dia, pois a preocupação em ser inovador e garantir um bom relacionamento com o cliente tem sido um importante fator quando se trata do sucesso do seu negócio. 

Sabendo disso, monitorar o engajamento é uma forma de acompanhar se a sua empresa está atingindo os objetivos planejados e saber quais são os pontos em que se deve melhorar. Portanto, além de contribuir para as suas vendas, também tornará o cliente fiel ao seu produto. 

Logo, as consequências do engajamento são:

  • Ligação com a marca
  • Apego emocional
  • Lealdade
  • Co criação de valor
  • Experiência com a marca
  • Percepção de qualidade
  • Satisfação
  • Comprometimento

Sabendo disso, iremos apresentar métricas que contribuem para que a sua empresa tenha sucesso e atraia cada vez mais consumidores, sendo essas a DAU, WAU e MAU.

O que são as métricas DAU, WAU E MAU?

As métricas de engajamento DAU, WAU e MAU dizem respeito à frequência de envolvimento dos usuários, ou seja, com elas você sabe se seus clientes estão de fato se engajando na sua solução. 

Assim, o DAU, WAU, MAU são três medidas importantes que demonstram, respectivamente, o envolvimento dos seus usuários diária, semanal e mensalmente com o seu negócio. Aqui, o primeiro passo é definir qual é o seu público ativo para, depois, analisar o seu Customer Success e Experience.

Quanto a isso, é importante entender que o engajamento não possui uma forma fixa, ou seja, é uma métrica com um conceito diferente para cada empresa. Porém, há um ponto compatível a todas: para um bom engajamento, o cliente precisa reconhecer o valor das soluções do negócio. Sendo assim, a sua interação com os serviços ou produtos será muito relevante, tornando-se um usuário ativo.

Assim, cada métrica foca em um mercado, sendo elas:

O DAU

Conforme o que foi dito, o DAU é utilizado por empresas que possuem engajamento de forma diária, como as redes sociais.

O WAU

Por outro lado, o WAU se direciona a empresas que oferecem um produto cuja interação ocorre, pelo menos, uma vez por semana, como os softwares de análises.

O MAU

Por fim, o MAU monitora um envolvimento mais espaçado, sendo o caso de apps de recarga de celular, por exemplo.

Desse modo, as métricas DAU, WAU e MAU permitem que a sua empresa monitore todo o percurso de seus produtos e operações. Logo, é possível compreender o real engajamento de seus clientes e identificar os problemas e as oportunidades para o crescimento do seu negócio.

Esse monitoramento pode ser feito de uma forma simples. No entanto, muitas empresas cometem um erro que impossibilita o sucesso dessa ferramenta tão importante: não definir (ou definir de forma errada) o que será mensurado, bem como o motivo dessa ação. Por conta disso, planejar essas métricas é fundamental para que os resultados tenham valor.

Além disso, o monitoramento também se destaca pela sua qualidade de acompanhar e aprimorar a receita, a retenção e as indicações da empresa, o que confere a esta maior oportunidade de destaque no mercado.

Mas como? Ora, se a sua empresa possui um público engajado, ela será beneficiada com um maior número de vendas e de fidelização, pois clientes satisfeitos sem dúvidas irão permanecer com você.

Dessa forma, você deve ter percebido a importância de monitorar o engajamento de seus clientes e como essas métricas são um indicador transformador para a sua empresa no que tange o monitoramento e o diagnóstico de problemas, oportunidades e da performance do seu negócio.

Engajamento é sinônimo de sucesso. Sucesso é sinônimo de Gennex. Seja engajado; seja Gennex.