Data mining – Inteligência de Negócio

A expressão Data Mining, ou Mineração de Dados, define o ato de pesquisar grandes quantidades de dados a fim de encontrar padrões, como regras de sequências, detectando novos subconjuntos de dados.

O Data Mining é formado por um conjunto de técnicas que, a partir do uso de algoritmos, detectam esses padrões que auxiliam na descoberta de conhecimento, podendo ser hipóteses, regras, grafos, etc.

Nas empresas, o processo de detectar padrões é muito importante, pois compreende-se as informações da rotina da Organização. Nela, acumula-se diariamente grande volume de dados em seus aplicativos, que, quando analisados, entende-se quem comprou o quê, quando, onde e em qual quantidade, permitindo descobrir tendências de compra, e o processo de Data Mining é a análise desses dados de forma mais minuciosa, à procura de padrões entre as variáveis.

Há tempos que o ser humano observa padrões para descobrir regras e o Data Mining (DM) surgiu para automatizar e melhorar esta função. A ferramenta também pode ser aplicada para pesquisas científicas ou para elevar os lucros da sua empresa. Desse modo, é possível conhecer os seus clientes, seus padrões e preferências de compra e consumo e o que o motiva à compra, dados que permitem tomadas de decisões mais assertivas para seus negócios, praticando Business Intelligence (BI)

O que achou dessa informação? Entre em contato com a Gennex para conhecer nossas soluções para sua empresa!