Metaverso está cada vez mais próximo de se tornar real

Conhecido como o futuro da internet, o Metaverso é uma nova realidade virtual onde, de maneira online, você terá uma interação direta com a vida real. Desse modo, nele você poderá fazer compras, conversar com pessoas, trabalhar, estudar, ir em eventos entre diversas outras atividades que costumamos fazer durante o dia a dia.

1. O que é Metaverso?

Como explicar um universo que nunca tivemos contato e que agora está cada vez mais próximo de se tornar real?

Como já foi dito, o Metaverso será um espaço virtual que irá unir a internet e o mundo físico, o que simula experiências reais, porém, em um ambiente online. É uma mudança que vem acontecendo de maneira gradual, onde tudo se torna digital, até mesmo o seu dinheiro.

Se você é do mundo dos games, existem alguns jogos que se aproximam do Metaverso, como o The Sims. Nesse jogo é possível você criar um “sim” – que nada mais é do que um avatar – e controlar suas ações em um ambiente escolhido. Você pode construir a sua casa, ter uma família, emprego, além de ficar responsável por cuidar das emoções do personagem, das relações e muitas outras tarefas. Porém, o que difere o jogo do Metaverso é que o The Sims não interfere na sua vida real, ou seja, ele não é online e o seu mundo é limitado.

Portanto, podemos considerar que o Metaverso é algo que vai além dos jogos. Ele pode impactar a sua vida acadêmica, profissional e social.

Imagine que, a partir dessa nova tecnologia, você pode se teletransportar para qualquer lugar e, assim, ir para um evento no outro lado do mundo, isso será possível! Ou até mesmo ir trabalhar e participar de reuniões sem precisar sair de casa. Interessante, não é? Pois saiba que muitas empresas também acham e, por isso, investem cada vez mais nessa nova realidade.

2. Como o Metaverso funcionaria na prática?

Como você já pode ter visto, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, tem grandes intenções com a nova tecnologia. Além de mudar o nome da instituição para Meta, o grupo também investiu em ferramentas para o Metaverso.

Algo, por exemplo, que seja possível criar uma realidade paralela para ser acessada através de dispositivos como óculos de realidade virtual e luvas.

O Metaverso será um espaço da plataforma para interação social. O universo virtual será como uma internet 3D em que a comunicação, lazer e negócios ocorrerão de maneira imersiva.

Além do Meta, existem outras marcas de diferentes ramos, como a Nike e a Lacta, por exemplo, que buscam consolidar seus negócios nessa nova realidade virtual.

No caso da Nike, a marca criou a “Nikeland”, um espaço virtual personalizado e próprio da empresa. Ele funciona em formato de jogo, onde os jogadores podem equipar seus avatares com a versão digital dos produtos da empresa, ou seja, roupas, tênis e acessórios, todos autênticos.

Já a Lacta, investiu em lançar a sua loja virtual em 3D, assim, ela garante ao cliente a sensação de estar visitando a sua loja.

Sendo assim, quanto mais tempo os usuários passarem no Metaverso, mais sentirão a necessidade de tornar os seus avatares customizados e ter novas experiências, portanto, cada vez mais o objetivo das empresas é causar a sensação do cliente em fazer parte daquela realidade virtual.

Visitar uma loja, experimentar e comprar os produtos ou serviços são algumas das vantagens que se estarão no Metaverso. Além de certas exclusividades que o espaço apresenta.

Nesse sentido, é importante ter em mente que os seus clientes também estarão no universo virtual para poder adaptar o seu negócio e garantir o seu crescimento.

3. Profissões que se conectam ao Metaverso.

Novas tendências e profissões surgirão com as mudanças que serão causadas. Por isso, estar pronto pode ser um fator diferencial, pois quanto mais cedo, mais chances de ter bons resultados.

Dessa forma, trouxemos algumas profissões que serão promissoras no Metaverso.

3.1 Guia Turístico

No Metaverso irão existir inúmeros terrenos, todos eles únicos. Então, para você não ficar perdido, o guia turístico irá apresentar esses lugares para os usuários, além de ensinar sobre o mapa, dar dicas e muitas outras possibilidades.

3.2 Arquiteto

Quanto melhor construído o ambiente, maior a aproximação e imersão no digital. Assim, no Metaverso, o arquiteto ficará responsável pela construção de imóveis em modelos virtuais. Imagine, por exemplo, que você estará trabalhando, o arquiteto terá construído o prédio da sua empresa, as salas e todos os outros ambientes.

3.3 Especialistas em direito

Pensando na transformação da tecnologia, as leis precisarão ser adaptadas para os novos processos que acontecerão no Metaverso. A proteção da marca e dos produtos terão que ser revisadas, por exemplo, e adaptadas para o mundo digital.

3.4 Storytelling

Também conhecido como “contadores de histórias”, esse profissional será responsável por criar narrativas envolventes que farão com que os usuários busquem explorar o Metaverso, o que causa um maior engajamento.

Portanto, existem diversas vantagens com o Metaverso.
A otimização de tempo, experiência de compra, proximidade com o cliente, novas formas de trabalho e até mesmo de lazer são apenas algumas delas. Ele é a chance de você expandir o seu negócio e garantir que o seu cliente possua a melhor experiência possível, tornando-o, também, fiel ao seu produto.