Impacto da IA nas mídias sociais – Fale a linguagem do seu cliente

Já vimos em outras postagens do nosso blog que a inteligência artificial está cada vez mais presente na rotina das grandes empresas e que trata-se de um recurso essencial para sua marca, principalmente nos processos de marketing e comunicação. As técnicas de IA  e Machine Learning estão acopladas ao meio digital e sua aplicação já não é mais uma opção, mas uma estrutura básica para manter sua empresa funcionando e seu nome em destaque no mercado, considerando o aumento contínuo da densa concorrência.

A inteligência artificial abriu um mundo de oportunidades para o marketing, pois suas ferramentas coletam os dados mais específicos do seu público, permitindo entendê-lo muito mais, a fim de criar estratégias mais assertivas e direcionadas. Você fala a linguagem do seu cliente.

E com as redes sociais não é diferente. As plataformas oferecem métricas de administração e monitoramento das atividades e interações dos usuários, como:

Número de seguidores e curtidas: essa análise pode revelar as expectativas e opiniões dos clientes sobre campanhas e posicionamentos da sua marca.

Número de impressões: indica a quantidade de pessoas que estão interagindo com as postagens e perfil da sua marca.

Engajamento: este indica quais conteúdos, posts e notícias os seus consumidores acham interessantes a ponto de entenderem mais a fundo.

Redirecionamentos: essa análise permite observar qual rede social está direcionando mais usuários para o site da sua empresa, permitindo entender melhor o público consumidor e em qual plataforma deve concentrar seus investimentos.

Sentimentos: as redes sociais já trabalham com algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN) que compreendem os sentimentos dos usuários a partir de suas interações.

Dados demográficos: informações sobre os usuários como idade, gênero e onde mora podem ajudar na segmentação  do público.

Segue uma lista com as principais redes sociais com IA:

Facebook

O Facebook analisa atividades e dados demográficos dos seus usuários através da IA, na intenção de melhorar a sua experiência. Os algoritmos acompanham os comentários e descobrem os conteúdos mais falados. Além de prever o comportamento deles, suas preferências e rejeições. 

Twitter

O twitter usa a Inteligência Artificial para monitorar os assuntos que estão em tendências e determinar a hashtag ideal para ser usada. Além de analisar o número de pessoas que estão visualizando as atualizações de determinada página.

YouTube

Os algoritmos entendem os tipos de vídeos de preferência do usuário e mandam indicações de conteúdos parecidos, justamente para prender a atenção e fazê-lo consumir mais.

Instagram

O nosso querido ‘Insta’ usa a IA na guia de explorar. Com um método chamado “incorporação de palavras”, identifica contas semelhantes e ordem de palavras no texto para encontrar a relação entre elas, recomendando conteúdos específicos. Também usa a IA para analisar legendas e comentários possivelmente ofensivos e enviar avisos aos 

usuários ou até bloqueá-los. Além de detectar e eliminar mensagens falsas.

A inteligência artificial aumenta os meios de coleta de dados permitindo entender as atitudes, preferências, costumes e o perfil em geral do seu consumidor. Esses dados permitem prever possíveis erros futuros, tendências de mercado e a análise completa de quem consome seus serviços, possibilitando o direcionamento de todas as técnicas de marketing e comunicação da sua empresa, garantindo, assim, o sucesso da sua marca.

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