Já vimos em outras postagens do nosso blog que a inteligência artificial está cada vez mais presente na rotina das grandes empresas e que trata-se de um recurso essencial para sua marca, principalmente nos processos de marketing e comunicação. As técnicas de IA e Machine Learning estão acopladas ao meio digital e sua aplicação já não é mais uma opção, mas uma estrutura básica para manter sua empresa funcionando e seu nome em destaque no mercado, considerando o aumento contínuo da densa concorrência.
A inteligência artificial abriu um mundo de oportunidades para o marketing, pois suas ferramentas coletam os dados mais específicos do seu público, permitindo entendê-lo muito mais, a fim de criar estratégias mais assertivas e direcionadas. Você fala a linguagem do seu cliente.
E com as redes sociais não é diferente. As plataformas oferecem métricas de administração e monitoramento das atividades e interações dos usuários, como:
Número de seguidores e curtidas: essa análise pode revelar as expectativas e opiniões dos clientes sobre campanhas e posicionamentos da sua marca.
Número de impressões: indica a quantidade de pessoas que estão interagindo com as postagens e perfil da sua marca.
Engajamento: este indica quais conteúdos, posts e notícias os seus consumidores acham interessantes a ponto de entenderem mais a fundo.
Redirecionamentos: essa análise permite observar qual rede social está direcionando mais usuários para o site da sua empresa, permitindo entender melhor o público consumidor e em qual plataforma deve concentrar seus investimentos.
Sentimentos: as redes sociais já trabalham com algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN) que compreendem os sentimentos dos usuários a partir de suas interações.
Dados demográficos: informações sobre os usuários como idade, gênero e onde mora podem ajudar na segmentação do público.
Segue uma lista com as principais redes sociais com IA:
O Facebook analisa atividades e dados demográficos dos seus usuários através da IA, na intenção de melhorar a sua experiência. Os algoritmos acompanham os comentários e descobrem os conteúdos mais falados. Além de prever o comportamento deles, suas preferências e rejeições.
O twitter usa a Inteligência Artificial para monitorar os assuntos que estão em tendências e determinar a hashtag ideal para ser usada. Além de analisar o número de pessoas que estão visualizando as atualizações de determinada página.
YouTube
Os algoritmos entendem os tipos de vídeos de preferência do usuário e mandam indicações de conteúdos parecidos, justamente para prender a atenção e fazê-lo consumir mais.
O nosso querido ‘Insta’ usa a IA na guia de explorar. Com um método chamado “incorporação de palavras”, identifica contas semelhantes e ordem de palavras no texto para encontrar a relação entre elas, recomendando conteúdos específicos. Também usa a IA para analisar legendas e comentários possivelmente ofensivos e enviar avisos aos
usuários ou até bloqueá-los. Além de detectar e eliminar mensagens falsas.
A inteligência artificial aumenta os meios de coleta de dados permitindo entender as atitudes, preferências, costumes e o perfil em geral do seu consumidor. Esses dados permitem prever possíveis erros futuros, tendências de mercado e a análise completa de quem consome seus serviços, possibilitando o direcionamento de todas as técnicas de marketing e comunicação da sua empresa, garantindo, assim, o sucesso da sua marca.
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