Omnichannel: Não estar em diferentes canais é perder oportunidades

Grandes empresas sobrevivem a grandes mudanças; excelentes empresas enxergam oportunidades nas grandes mudanças. 

O avanço tecnológico é motivador de diversas transformações nas relações e na sociedade como um todo. Diante um cenário em que as pessoas se mostram cada vez mais conectadas, o seu cliente já é Omnichannel.

Mas o que é, de fato, o Omnichannel? 

O Omnichannel é uma estratégia que visa aprimorar a experiência do consumidor a partir da inclusão e da simultaneidade de seus diversos canais, devolvendo à organização múltiplos benefícios.

Sabendo que a satisfação do cliente é o eixo central para o sucesso de qualquer empresa, o Omnichannel oferece um atendimento ágil e simples ao centralizar todas as informações em uma única plataforma, logo, evita com que o cliente repita as suas informações em todos os canais. 

No entanto, é muito comum existir uma confusão entre as estratégias Omnichannel e Multicanal.

O segundo, embora também ofereça uma variedade de canais de venda, de comunicação e de relacionamento, não investe em sua qualidade integrativa, mas sim uma experiência menos positiva no que se refere à falta dessa qualidade.

Nesse caso, há frequentes reclamações dos consumidores, pois muitos relatam dificuldades no diálogo por telefone ao buscarem ajuda sobre um determinado problema, queixando-se sobre  aquele retorno clichê: “aqui não resolvemos o seu caso, tente ligar no setor x.”.

É aí que o Omnichannel faz toda a diferença!

Em virtude da integração de todos os seus canais, a estratégia oferece um atendimento rápido, eficiente e garante a qualificação e a prontidão dos colaboradores da empresa para solucionar todos os problemas, além de gerar ao cliente a melhor experiência possível. Isto, por sua vez, aumenta a fidelidade dos consumidores e alcança outros novos. 

O que o Omnichannel oferece?  

A estratégia consegue oferecer à empresa:

  • Redução de custos operacionais.
  • Aumentar as oportunidades de vendas tanto online quanto offline. 
  • Alta produtividade e excelente desempenho na resolução de problemas. 

 

Pense, por exemplo, em um cliente que realizou uma pesquisa virtualmente sobre um determinado produto. Ainda com dúvidas, ele decide esclarecê-las por telefone, e recebe depois um e-mail com as respostas que buscava. Nesse momento, ele vai até a loja física para efetuar a sua compra e, ao chegar no local, percebe que o seu histórico já está registrado no sistema.

O Omnichannel, nesse sentido, investe na funcionalidade de seus canais para agirem de forma interligada, assegurando ao consumidor uma venda rápida, segura e eficiente.

Além de tudo isso, a estratégia contribui, ainda, com a excelência da imagem da marca, o que é imprescindível para a preservação e evolução de uma empresa. Em uma sociedade moderna e tecnológica, mostrar uma organização devidamente atualizada é um diferencial que conquista muitos consumidores. 

Vivemos em uma nova era e para que uma empresa seja um diferencial no setor em que atua, é necessário acompanhar as mudanças de seu público alvo. Assim, diante desse cenário altamente tecnológico, o Omnichannel se enquadra como a melhor estratégia para alavancar o seu negócio.

Dessa forma, enquanto grandes empresas sobrevivem a grandes mudanças, excelentes empresas as usam como oportunidade.

O Omnichannel é a mudança que você precisa e a Gennex é a empresa que garantirá o sucesso do seu negócio.