LGPD é a sigla para a Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a proteção dos direitos de liberdade e privacidade de cada indivíduo. Refere-se ao tratamento dos dados pessoais físico ou digital, ou seja, toda a coleta, processamento e armazenamento de dados confidenciais deve ser inteiramente protegida.
Esses dados podem ser coletados de diversas formas, principalmente por meio digital. Um exemplo são os chatbots, que podem colher dados pessoais dos diversos clientes em um diálogo, quando preenchido algum cadastro ou por compartilhamento de informações sensíveis.
Os robôs de conversação facilitam a automação do processo de atendimento. Ao iniciar uma conversa, o chatbot vai solicitar algumas informações para a identificação da pessoa. Assim que coletados, os dados se tornam imediatamente subordinados às normas de LGPD, garantindo que sejam protegidos e respeitados, a fim de evitar quaisquer erros que possam levar a multas e punições legais e, por conseguinte, gerar resultados negativos para a imagem da organização.
Sabendo disso, como se faz para assegurar que o chatbot respeite a LGPD?
Existem algumas ações que devem ser tomadas, como:
A partir disso, você já sabe a importância da segurança de dados. E para isso, pode contar com a Gennex, pois garantimos a integridade do seu cliente e da sua empresa no processo de coleta de informações confidenciais pelos bots. Acesse nossas soluções e evite riscos legais.
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