Redes Neurais – deixe a máquina pensar por você

Nosso cérebro é formado por neurônios interconectados, formando uma rede, que enviam sinais elétricos entre si, permitindo-nos processar todas as informações recebidas no dia a dia. Seguindo esse raciocínio, entendemos que uma rede neural artificial também é feita de neurônios – artificiais – que trabalham juntos para resolver os problemas. Essas redes são sistemas de computação com nós interconectados, cujo funcionamento se assemelha ao de um cérebro humano.

Redes neurais artificiais são capazes de reconhecer padrões escondidos, identificá-los e classificá-los. Elas criam sistemas de adaptação que os computadores usam para aprendizado profundo e, assim, melhoram suas funções continuamente. Trata-se de um tipo de processo de machine learning.

Essa tecnologia permite que as máquinas tomem decisões inteligentes, de forma rápida, com o mínimo de intervenção humana e sua importância é encontrada em diversas tarefas, como:

Generalização: associar e assemelhar dois dados diferentes, mas que possuem a mesma finalidade – como duas frases diferentes com o mesmo significado.

Revelar padrões ocultos e recomendação: analisar dados brutos com profundidade e apresentar novas informações e ideias, como entender o modelo de compra do seu usuário e oferecer produtos semelhantes que possam interessá-lo.

Autoaprendizagem: analisar o comportamento dos usuários e aprimorar suas funções, como entender palavras de outras línguas, digitadas com frequência, e fazer correção automática.

Modelar dados volúveis: modelar dados que possuem grandes variações, como analisar transações financeiras e reconhecer alguma fraude.

Visão Computacional: reconhecimento facial, visual, identificação de logotipos.

Reconhecimento de voz: classificar chamadas automaticamente, criar legendas de vídeos e gravações com precisão para garantir um maior alcance do conteúdo.

Processamento de Linguagem Natural: chatbots e atendentes virtuais, resumo de documentos e geração de artigos, fiscalização de comentários que expressam sentimentos. 

Em suma, redes neurais são usadas para realizarem tarefas específicas, com profunda capacidade de autoaprendizagem e aprimoramento, otimizando atividades e resolvendo problemas complexos da vida real. 

Segue, então, mais alguns exemplos práticos de como as redes neurais podem melhorar processos de decisão em variadas áreas, inclusive para sua empresa: 

  • Diagnóstico médico por classificação de imagem
  • Marketing direcionado pela análise de dados comportamentais
  • Otimização de logística para redes de transporte
  • Previsões financeira pela análise de dados anteriores
  • Controle da qualidade dos processos 
  • Previsão de demandas

Como visto, redes neurais são sistemas indispensáveis para a evolução e estabilidade de uma empresa. O objetivo é sempre fazer melhor até atingir a precisão máxima. Procure os serviços Gennex e te auxiliaremos nessa.