O Open Banking representa um novo caminho de diversas oportunidades para clientes que buscam mais benefícios no universo das finanças.
Ao refletir sobre isso, neste artigo iremos explicar o que é o Open Banking e as suas vantagens.
O Open Banking é uma série de tecnologias, bem como regras e integrações, capaz de transmitir informações de uma empresa para outra. Assim, todos os produtos e serviços bancários deverão melhor atender às demandas do usuário, o que proporciona um atendimento mais personalizado e soluções mais eficazes.
O seu termo deriva da língua inglesa e significa “Sistema Financeiro Aberto”, o que revela a ideia de promover ao público a chance de compartilhar dados e serviços entre diferentes instituições.
Dessa maneira, uma importante qualidade do Open Banking é o controle do cliente, onde este poderá pedir ao seu banco, por meio de seu aplicativo, o compartilhamento dos seus dados com outra instituição, sendo uma forma favorável àqueles que querem explorar novas oportunidades.
Portanto, as suas vantagens são:
De acordo com o Infomoney, em 2018 o Reino Unido foi o pioneiro na área ao implementar um sistema similar ao sistema. Em seguida, a Austrália e a Índia deram os seus primeiros passos para a criação do Open Banking.
Sendo assim, o êxito deste sistema se mostra cada vez mais próspero, o que causa diversas vantagens aos que optam por este caminho. Nesse sentido, é claro que, de modo geral, os países possuem diferenças no que se refere a liberação de dados.
Se pensarmos no Brasil, por exemplo, é presumido uma série de dados cadastrais autorizados para a partilha entre empresas.
São alguns dados:
Portanto, é importante lembrar que essas contam com a permissão do usuário, logo, a sua privacidade não é invadida em nenhum momento.
Por outro lado, um dos requisitos para participar das instituições no Open Banking é a sua execução sob algum tipo de regulação oficial do Banco Central. Sendo necessário a obrigação definitiva da participação de corporações tidas como S1 e como S2 (por exemplo, Banco do Brasil, BNDES, Bradesco, Itaú etc.).
Além dessas instituições, existem também as que têm adesão voluntária, como o Nubank e o PicPay.
Dessa forma, é claro que o interesse é grande, justamente pela disputa gerada.
Nesse sentido, todas as instituições terão acesso a dados de clientes em uma única plataforma (API), o que promoverá serviços mais úteis para os diversos casos.
Segundo o G1, facilitar a licença do crédito – o que sem dúvida promove taxas mais exatas ao perfil de risco do tomador do empréstimo – é um excelente exemplo.
Além disso, o site ressalta diferenciais capazes de transformar a experiência do cliente, como a criação de serviços personalizados e com preços mais atrativos. Sendo assim, com base tanto nos dados de consumo como nos de renda e de transações financeiras, a instituição irá alcançar cada vez mais a satisfação do seu público.
Se formos parar para analisar, o Open Banking é uma revolução no “universo das finanças” em vários sentidos, pois a iniciativa busca democratizar os produtos financeiros – como os empréstimos – e permite que o cliente escolha a empresa que oferece a melhor opção para o seu caso. Ou seja, o sistema abre espaço para que o usuário analise as condições a partir da partilha de seus dados e humanize uma área antes mais rígida.
Em outras palavras, podemos dizer que o Open Banking criou uma abertura para que o cliente criasse o seu “banco particular”, este formado pelas qualidades que mais fazem sentido para o seu caso e para a sua vida.
Desse modo, o Open Banking é oportunidade. Humanidade. Diversidade. Representatividade.
MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |