Segurança Cibernética – Suas informações estão seguras?

Com certeza você já ouviu sobre os perigos que hackers e vírus são capazes de trazer para seus computadores. Informações particulares e sigilosas podem ser comprometidas e expostas pelo descuido e desinformação sobre eles. E para evitar grandes riscos, a segurança cibernética deve ser colocada em prática, tanto em casa, quanto na sua empresa.

Segurança cibernética, ou cibersegurança, é a técnica de proteção de computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, dados e redes contra ataques maliciosos. É uma aplicação capaz de preservar a integridade de seus funcionários e desenvolvimentos futuros da sua empresa.

Depois da pandemia do Covid-19, o boom digital nos anos de 2020 e 2021 adiantou as estimativas de produção de dados cibernéticos e, com as práticas de trabalho à distância, as empresas perceberam a necessidade de implantar diferentes formas de atendimento e conexão para manter os colaboradores exercitando suas funções. Ao mesmo tempo em que os crimes e ataques virtuais também aumentaram. 

Os hackers utilizam da suscetibilidade dos nossos dispositivos eletrônicos para praticar os ataques e gerar diversos prejuízos. Esses ataques virtuais podem ser divididos em três tipos: crime virtual – grupos ou indivíduos com o objetivo de invadir sistemas para obter ganhos financeiros ou causar interrupções sobre tais informações; ataque cibernético – coleta de informação com motivação política; e terrorismo cibernético – que explora sistemas eletrônicos a fim de causar medo. E, por esses motivos, a cibersegurança deve ser aplicada em variados níveis, desde a segurança das próprias redes físicas e aplicativos, até na educação do usuário final.

A segurança cibernética pode ser aplicada em diversos contextos e dividida em categorias:

Segurança de rede: prática de proteger uma rede de computadores contra intrusos.

Segurança de aplicativos: protege software e dispositivos contra ameaças.

Segurança de informação: preserva a integridade e privacidade dos dados.

Segurança operacional: determina como e onde os dados devem ser armazenados e compartilhados.

Recuperação de desastres e continuidade de negócios: define a resposta a um incidente que cause a perda de operação e dados.

Educação do usuário final: prática de ensinar para as pessoas os cuidados que se deve ter com o sistema, para manter a segurança. 

Este último é o aspecto crucial da cibersegurança, principalmente para sua empresa. As medidas de cibersegurança para usuários finais contam com protocolos de criptografia e não protegem apenas a transmissão da informação, mas também impedem que estas sejam roubadas ou perdidas. Juntamente, os seus colaboradores precisam ser bem instruídos sobre o uso do software de segurança, mantendo-os sempre atualizados para a proteção contra novos ataques.

Proteja-se contra os ataques cibernéticos

Veja algumas dicas de como sua empresa pode se proteger contra esses ataques maliciosos:

  1. Atualize seu software e sistema operacional
  2. Use um software antivírus e mantenha-o atualizado
  3. Utilize senhas fortes e as mantenha em sigilo
  4. Não abra links e anexos de e-mails de remetentes desconhecidos
  5. Não click em links de sites não familiares
  6. Evite usar redes de Wi-Fi de lugares públicos

Agora que você já sabe como manter a integridade e segurança da sua empresa e de seus funcionários é só colocar os cuidados em prática, e continue acompanhando nosso blog para mais informações como esta. Acesse, também, as soluções Gennex e entre em contato com a gente!