Como já vimos em outros artigos aqui do nosso blog, Inteligência Artificial é um universo de softwares que, através da programação, permite que as máquinas realizem funções de forma parecida com os humanos e é essencial para o seu negócio, afinal, é uma das principais tendências dentro do universo digital. Mas, você sabia que existem diferentes tipos de Inteligência Artificial? 

O universo da IA pode ser subdividido em 3 tipos: IA Limitada, IA Geral e Superinteligência. Sendo elas:

Inteligência Artificial Limitada (ANI): é considerada “fraca” e seu único objetivo é armazenar grande volume de dados e realizar tarefas complexas de acordo com o que é programado. E ainda possuem 2 subcategorias: Máquinas Reativas, que não armazenam muitos dados e reagem a alguns estímulos, dependendo da sua configuração; e Memória Limitada, que armazenam mais dados, com base nas escolhas anteriores dos usuários, e tomam decisões a partir deles, como serviços de streaming. 

Inteligência Artificial Geral (AGI): considerada “forte” por ser capaz de resolver tarefas como humanos. Ela aprende por técnicas de machine learning e pode responder a estímulos específicos. Se subdivide ainda em: Máquinas Cientes, que enxergam o mundo e compreende os estímulos para processar informações; e as Máquinas Autoconscientes, que têm consciência de mundo e de si mesmas, o que facilita a compreensão de estímulos externos.

Superinteligência (ASI): ainda em estudo, trata-se de uma incógnita para o futuro, capaz de tomar decisões e armazenar dados também. Suponha-se que seja superior à inteligência humana e capaz de fazer atividades que nós não somos. Esse estudo da superinteligência prevê mudanças na maneira de ver e entender o mundo.

Dessa forma, é conclusivo que a Inteligência Artificial só está no começo do seu desenvolvimento, obrigando o mercado e as empresas a acompanhar cada evolução, tornando-se essencial. Por isso, esteja sempre à frente de seus concorrentes, acesse nossas soluções e saiba como a Gennex pode te ajudar!