Blockchain: Tudo o que você precisa saber

Existem diversas novas tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano e nós sequer notamos, mas o funcionamento delas se torna um grande diferencial. Desse modo, com o Blockchain não é diferente.

Neste artigo iremos explicar o que é essa recente tecnologia e porque ela é tão importante.

O que é Blockchain

O blockchain funciona como um banco de dados compartilhados onde as transações dos usuários são registradas, ou seja, ele guarda informações. Essas informações podem ser, por exemplo, a quantidade de criptomoedas transferidas entre os usuários, identificação de quem enviou, quem recebeu, os valores, data e hora das transações.

Desse modo, através do Blockchain sabemos quem, o quê, quando, onde e quanto.

Inicialmente as aplicações do Blockchain eram restritas às criptomoedas, porém, em 2014 foi desenvolvida uma nova versão da Blockchain, chamada Blockchain 2.0, que permitiu que a tecnologia se abrisse para outros setores.

Onde pode ser usada

Alguns dos novos setores que foram permitidos que a tecnologia fosse executada e como ela atua:

  • Sistemas de pagamento – ampliação da qualidade das transações e garantir a segurança;
  • Armazenamento de arquivos – proteção do armazenamento;
  • Educação – registros de certificados e verificação de fácil acesso;
  • Saúde – garantir um controle de registros dos pacientes em relação a medicamentos e procedimentos, por exemplo;

Funcionamento

O funcionamento se dá pela seguinte forma: Os registros feitos na Blockchain ficam em um bloco de informações que são identificados por um hash (que é uma série de números e letras) que fica ligado a um hash anterior, esses ficam vinculados até o bloco inicial, o que gera uma cadeia de blocos – é dessa conexão que surgem o nome Blockchain.

Dentro da tecnologia, existe uma rede responsável por descentralizar as informações armazenadas, conhecida como “Peer to Peer” – em português, “par-a-par” ou “de igual para igual” -, ou seja, estabelece uma conexão direta entre os computadores sem precisar de um ponto intermediário.

Quando essas informações são descentralizadas, os registros se tornam públicos e a confidencialidade é garantida.

Benefícios

Dessa forma, ao usar Blockchain a sua empresa tem diversos benefícios, como:

  • Os contratos e acordos armazenados não podem ser excluídos ou alterados
  • As transações podem ser feitas sem um intermediário, o que reduz riscos.
  • Melhor controle sobre seus dados, informações e transações, pois os dados estarão sempre completos, o que provoca, também, uma maior confiabilidade.
  • Rapidez entre as transações e acesso às informações e transparência.

Podemos concluir que o Blockchain possibilita uma relação de confiança, segurança e transparência. Apresentando uma grande vantagem para as empresas. Apesar de ser desenvolvido recentemente, a tecnologia já demonstra ser uma ótima opção para dados, transferências, acordos e entre outros.