Logo Gennex

Eric D’Amico

Internet das coisas: A inovação no presente e o impacto no futuro

É notável que a sociedade passa por transformações e que, por esse motivo, novas carências surgem para serem sanadas. Ao pensar sobre a nossa relação com o universo digital, percebe-se que a relação não é tão diferente.

Ao longo do tempo, diversas mudanças acontecem em relação ao uso da internet, ou seja, algo que antes era limitado e de difícil acesso, hoje em dia, é o oposto, sendo, dessa forma, uma ferramenta essencial.

Dessa maneira, “estar online” já não possui o mesmo significado, não se remete apenas ao computador, mas também aos relógios, tvs, cafeteiras, alarmes, fogões e entre outros objetos que contribuem para que o nosso dia a dia seja mais versátil.

Assim, a Internet das Coisas entrou de maneira definitiva em nossas vidas. Porém, está enganado quem pensa que esse conceito se trata apenas sobre o que estamos acostumados.

Quer entender melhor sobre a nossa nova realidade? Nós vamos te explicar!

O que é Internet das Coisas (IoT)?

Antes de tudo, não é possível falar sobre revolução tecnológica sem pensar em Internet das Coisas (IoT) — termo oriundo da expressão em inglês “Internet of Things”.

Essa interação representa um futuro tecnológico não distante e que produz impacto em toda sociedade. Se em um momento a conexão era limitada, com a sua transformação ela se tornou mais inclusiva através dos seus diversos dispositivos. – Quem nunca ouviu falar das robôs virtuais, por exemplo?

Assim, diferente do que muitos pensam, essa série de tecnologias não chegou para inovar apenas os diversos aparelhos digitais típicos à nossa nova realidade. Na verdade, essas novidades têm mudado a forma como as pessoas interagem com o mundo em muitos sentidos e relações de modo geral.

Desse modo, pode-se dizer que a ideia deste conceito é a conexão digital de diferentes objetos com a internet. Aqui, a IoT comprova o seu caráter otimizador no que diz respeito ao uso e ao desempenho, o que facilita, portanto, o dia a dia.

A Internet das Coisas no dia a dia

Dessa maneira, considera-se antiga a ideia de que a Internet das Coisas se limita à conexão de aparelhos mais específicos, como notebooks e smartphones. Há, nos dias hoje, uma imensa gama de aparelhos que são capazes de se conectar à rede, como fogões, geladeiras, cafeteiras, lâmpadas etc.

Ora, se essa série de tecnologias atua a favor de automatizar o dia a dia do indivíduo, pense no seu potencial em alterar a gestão de uma cidade, por exemplo.

À vista disso, nasce, assim, um conceito que conta com a aplicação da IoT em grandes cidades — Smart Cities —, o qual garante a objetividade e o melhoramento de diferentes serviços. Aqui, câmeras e sensores são utilizados para vários tipos de supervisão, como de fluxo, de consumos básicos e de regiões violentas, o que permite melhorias diversas, como na qualidade do transporte e na segurança pública.

IoT na área da saúde

A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de uma gestão de saúde com um caráter mais digital, o que conferiu aos profissionais da área uma maior previsão, além de mais dados para, assim, atuarem com mais eficiência e menos erros.

De acordo com o Ministério das Comunicações, as tecnologias promoveram benefícios variados com respeito ao combate ao novo coronavírus.

Além disso, as soluções em IoT podem alcançar vários outros segmentos da área da saúde, como fazer registros digitais de exames, monitorar o nível de glicose (GCM), os sensores ingeríveis, dentre muitos outros.

Pode-se dizer, portanto, que essas tecnologias funcionam como recursos capazes de transformar de maneira positiva esferas diferentes umas das outras.

Outros exemplos de atuação

Para entender melhor o quanto esse conceito é flexível, pense em uma agricultura inteligente. Aqui, a Internet das Coisas pode atuar em prol de monitorar diferentes variáveis que afetam a produção agrícola, como a umidade, a velocidade do vento etc. Sendo assim, a gestão contará com recursos eficientes para controlar todos os seus processos. Dessa forma, melhores resultados serão obtidos.

Se você trabalha com vendas, por exemplo, a IoT também pode atuar com a prevenção de problemas através de uma supervisão contínua do desempenho de suas soluções. Assim, é possível contar com as tecnologias para antecipar o que falta para o seu público, o que alcança maior fidelização da marca.

Outra opção é o setor automotivo, uma das vantagens do uso de IoT estão nas linhas de produção, onde a partir da tecnologia podem ser detectadas possíveis falhas ou coletar dados para a gestão de frotas.

Dessa forma, como você pôde perceber, a Internet das Coisas está inserida no cotidiano de diversas maneiras, tanto em dispositivos comuns como naqueles que se quer imaginamos.

Podemos dissertar durante horas sobre os inúmeros benefícios da Internet das Coisas. Mas uma coisa é certa: seja qual for a sua demanda, este conceito é capaz de não somente atendê-la, mas superá-la.

Fale conosco

Veja também

Sobre

MATRIZ – Brasil – São Paulo – CNPJ: 10.141.065/0001-00
Alameda Santos, 1893/1909 – 8° andar – Conj. 82 – Cerqueira César – São Paulo/SP, CEP: 01419-002.
Operações: Brasil | Argentina | Chile | Colômbia | México | Peru