Computação Cognitiva – Sua empresa com processos inteligentes

Computação cognitiva é uma tecnologia que possibilita máquinas e sistemas colherem dados e gerarem informações a partir da interpretação deles. Surgiu da junção de ciência cognitiva – estudo do cérebro humano – e ciência da computação. É a capacidade que os computadores têm de simular os processos da mente humana, através de algoritmos de auto-aprendizagem que utilizam de data mining – processo de explorar grandes quantidades de dados para encontrar padrões e processamento de linguagem natural (PLN).

Ao longo dos anos, os computadores têm sido cada vez mais eficientes e rápidos em cálculos e processamento, mas até então não eram capazes de realizar tarefas simples como a compreensão de linguagem natural ou reconhecimento de objetos em uma imagem. Entretanto, os sistemas cognitivos trouxeram esses avanços, tornando-se a terceira era da computação.

Sistemas de inteligência cognitiva unidos com inteligência artificial podem processar e analisar diferentes tipos de dados com fontes e formatos variados, interpretando-os e decifrando padrões. A partir disso, pode-se dizer que o computador se torna especialista em determinado tema, trazendo contribuições ilimitadas para os usuários e seus negócios.

Aplicações da computação cognitiva para sua empresa

A computação cognitiva faz parte da realidade das empresas em diversos segmentos. Segue algumas de suas aplicações: 

Gestão de projetos

A capacidade de interpretação de dados e reconhecimento de padrões possibilita a previsão de cenários, levantamento de tendências e planejamento estratégico mais assertivo, proporcionando vantagens ao negócio e correção de erros em um tempo seguro para o sucesso das metas.

Gestão de pessoas

Com essa tecnologia, é possível ter uma avaliação individual e mais coerente dos funcionários. A interpretação do grande volume de dados permite a avaliação do desempenho dos colaboradores de forma mais global.

Gestão de clientes

Todas as informações coletadas através dos contatos com os clientes podem ser usadas para entender tendências e comportamento de consumo deles e personalizar cada vez mais o atendimento, gerando ótima experiência de compra. Por isso, é tão importante oferecer diferentes canais de contato.

Com a computação cognitiva, os softwares podem armazenar dados que têm contato, criando uma base de informações para fonte de conhecimento e melhor interação. Quanto mais informações tiverem, mais aprenderão e terão capacidade de executar as atividades. Logo, seus objetivos e metas estarão bem definidos e direcionados, diminuindo a chance de erros dos seus negócios.

Não fique para trás. Saiba tudo sobre aplicação de tecnologias para sua empresa em nosso blog e garanta o sucesso da sua marca!